IMB, SINEEPRES e SINDEPRESTEM/PR promovem palestra Outubro Rosa
Data: 22-10-2019 | Publicado por: UGT - Paraná

IMB, SINEEPRES e SINDEPRESTEM/PR  promovem palestra Outubro Rosa

incra_001.jpgO Instituto Mais Brasil-IMB, em parceria com o SINEEPRES, o Instituto Humsol , o SINDEPRESTEM/PR e a Associação dos Servidores do Incra-PR, promoveu a palestra “Outubro Rosa – Vamos falar sobre isso”, proferida pela professora e assessora parlamentar Michele Jamcoski, na tarde do dia 21 de outubro, no auditório do Incra, em Curitiba (PR).

Em sua palestra, Michele Jamcoski fez um relato de sua vida, as agruras quando diagnosticada com câncer de mama, as etapas de seu tratamento e sua vivência no Instituto Humsol, onde exerce o cargo de 2ª secretária. Para ela, “foi muito importante a participação familiar dando apoio emocional nesses períodos que foram tão difíceis em minha vida”, relatou Michele. A palestrante também falou sobre a estrutura do Instituto Humsol e dos serviços prestados às mulheres diagnosticadas com câncer. “Quem tem plano de saúde ainda pode contar com serviços diferenciados nos hospitais, mas para as mulheres que dependem do SUS em todas as etapas de exames e tratamento o sofrimento é muito grande, e o instituto está presente, promovendo o acolhimento e dando sustentação emocional a essas mulheres tão guerreiras”.

A ideia de levar essa palestra ao Incra, foi de uma associada do SINEEPRES. “Aqui no Incra somos em 32 mulheres terceirizadas em diversos setores, e numa conversa com os dirigentes do SINEEPRES, pedimos uma atenção especial a esse tema tão importante para a vida de todas nós”,  disse Juliana Ferreira, de 35 anos, que coordena o grupo de terceirizadas no Incra e é filiada do sindicato há dois anos. Juliana parabenizou  Michele Jamcoski por sua palestra vivencial e a organização  do evento feita pelo IMB.

O presidente do IMB, Carlos Sato, destacou a parceria do Instituto Humsol com o SINEEPRES, SINDEPRESTEM/PR  e a Associação dos Servidores do Incra: “ o IMB  foi criado em 2019, durante a negociação coletiva entre o SINEEPRES e o SINDEPRESTEM, com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, e tem como missão promover a formação acadêmica/técnica e a qualificação de trabalhadores e trabalhadoras terceirizados nos vários segmentos produtivos, e essa palestra aqui na sede do Incra, - voltada às trabalhadoras terceirizadas-,  reforça nosso compromisso com a sociedade, apresentando e debatendo temas tão relevantes para a vida de todos”.  Por sua vez o vice-presidente da Associação dos Servidores do Incra (entidade que agrega os trabalhadores terceirizados do órgão),  Claudinei Chalito da Silva, agradeceu ao IMB e ao sindicato pelo engajamento à campanha do Outubro Rosa. “A Assincra está de portas abertas ao IMB na promoção de palestras e debates desses temas  tão importantes para a vida de homens e mulheres; estão de parabéns todos os envolvidos nesse dia especial aqui em Curitiba”, disse Claudinei.

Ao longo da palestra pode-se notar na plateia momentos de emoção, como o da trabalhadora terceirizada Matilde da Silva Ferreira, de 59 anos, que vivencia  o diagnóstico de câncer: “ não temos que sentir vergonha de nad;, temos de encarar de frente as provações que nos são impostas, e seguir lutando, em todos os momentos de nossa vida”.

incra_002.jpg
Palestrante Michele Jamcoski

incra_004.jpg
A associada do SINEEPRES, Juliana Ferreira (E) e Michele Jamcoski

incra_005.jpg
O presidente do IMB, Carlos Sato

incra_003.jpg
O vice-presidente da Assincra, Claudinei Chalito da Silva

incra_006.jpg
Depoimentos emocionados, como o da trabalhadora 
Matilde da Silva Ferreira mostram a importância da
campanha Outubro Rosa

incra_007.jpg
As mulheres lotaram oauditório do Incra  para ouvir sobre
o Outubro Rosa

 

Post Mario de Gomes
Fotos: MGS

Secretário de Comunicação UGT-PARANÁ
João Riedlinger