Paranaguá recebe Paulo Rossi na Secretaria
Estadual do Trabalho
A governadora paranaense Cida Borghetti, prefeitos de cidades do litoral do Paraná, deputados federais, estaduais, vereadores litorâneos, lideranças sindicais e comunitárias participaram da solenidade de posse do secretário Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade do Estado do Paraná, Paulo Rossi, na manhã de quarta-feira (23/5), em Paranaguá (PR). “Este ato de empossar os secretários de Estado em suas cidades de origem é uma forma do governo valorizar toda essa população que é o berço desses importantes integrantes da administração estadual. E com o Paulo Rossi não seria diferente, um parnanguara de nascimento e um brasileiro por vivência”, disse Cida Borghetti. A governadora destacou ainda o papel dessa secretaria no contexto do Estado: “Essa pasta vai ampliar o diálogo com a comunidade e abrir novas frentes para os trabalhadores participarem de políticas públicas na área”. Ela lembrou que a Secretaria atuará, também, para ampliar as iniciativas de capacitação dos trabalhadores e outras ações que garantam mais acesso ao mercado de trabalho. “Isso proporciona melhoria de vida das pessoas, com emprego e renda. Não tenho dúvida de que, com a capacidade e formação do novo secretário, será possível avançar muito”, afirmou Cida.
Paulo Rossi (que também preside a UGT-PARANÁ), disse que a determinação é fazer a interlocução entre os movimentos sociais, governo e entidades patronais, criando um pacto social. “Precisamos de muito diálogo, porque é com diálogo que se resolvem as coisas”, afirmou ele. O novo secretário assumiu a pasta no dia 1º de Maio e já vem atuando desde então. “Já estamos trabalhando em projetos de capacitação dos trabalhadores de baixa renda, conversando com empresários paranaenses e com os que pretendem investir no Estado. Além disso, em parceria com a Fomento Paraná, queremos ampliar o acesso ao microcrédito e retomar as iniciativas de economia solidária e artesanato para ampliar as oportunidades aos que querem ser microempreendedores”, disse o secretário. Essa é a primeira vez na história do Paraná que um sindicalista assume a Secretaria do Trabalho.
O presidente do Conselho Estadual do Trabalho, o sindicalista e diretor da UGT-PARANÁ, Paulo Sérgio dos Santos, lembrou que a criação de uma pasta do Trabalho era uma antiga reivindicação do Conselho: “sempre expressamos aos governos a necessidade de uma secretaria específica para tratar dos assuntos referentes à empregabilidade no Paraná, e agora, com a sensibilidade da governadora Cida frente ao governo, temos atendido esse pedido”.
O ugetista Paulo Sérgio dos Santos, presidente do Conselho Estadual
do Trabalho
O litoral paranaense prestigiou a posse de Paulo Rossi na secretaria do Trabalho
Post Mario de Gomes
Em 24/05/2018
Fotos: MGS/UGT-AEN
Secretário de Comunicação UGT-PARANÁ
João Riedlinger